Workshops


IV Student Workshop on Information and Human Language Technology (TILic)

O IV Workshop de Iniciação Científica em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, o TILic, busca agregar alunos de graduação das áreas de Computação, Linguística, Ciências da Informação e outras, engajados em pesquisas relacionadas ao Processamento de Linguagem Natural e à Linguística Computacional. A cada edição, o evento atrai mais jovens pesquisadores para a apresentação de seus temas de pesquisa e compartilhamento de experiências e ideias com pesquisadores mais experientes.


IV Jornada de Descrição do Português

Organização:

Maria José Bocorny Finatto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil)
Lucelene Lopes (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil)

A Jornada de Descrição do Português (JDP) visa aproximar linguistas e pesquisadores da área de computação, integrando mais efetivamente essas duas áreas que precisam atuar de forma interdisciplinar para promover avanços no processamento automático da língua portuguesa.
A Linguística Descritiva, em especial, tem enorme potencial para aportar conhecimentos ao Processamento Automático de Língua Natural (PLN), de maneira a colocar a língua portuguesa numa posição de destaque no cenário mundial, fazendo frente às demais línguas (inglês, francês, espanhol, etc.) que vislumbraram essa interdisciplinaridade já na década de 1960.
Os trabalhos submetidos vinculam-se aos grandes temas da descrição linguística, a saber: Estudos de Fonética e Fonologia, Estudos do Léxico (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia), Estudos de Sintaxe, Estudos de Semântica, Estudos de Texto e Discurso, nas mais diversas correntes teóricas.
A quarta edição da JDP ocorrerá como evento satélite do X Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STIL 2015), em Natal.
Os trabalhos aprovados podem ser apresentados em formato de comunicação oral ou de pôster, segundo a orientação do Comitê Científico. Todos os trabalhos aprovados na IV JDP serão publicados nos anais do STIL 2015.